03/07/2017 - Presidente da Acamdoze participa de reunião da Comcam em Roncador

O presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Sidnei Marchi, vereador de Corumbataí do Sul, participou na última sexta-feira (30) da reunião decentralizada de prefeitos no município de Roncador. O evento foi realizado pela Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

Durante o encontro vários temas de interesse da região foram discutidos pelos gestores municipais, entre eles, a implantação de um consórcio intermunicipal para destinação de resíduos sólidos (aterro sanitário). Marchi destacou na ocasião que foi apresentado também durante assembleia da Acamdoze, pela Câmara de Engenheiro Beltrão, requerimento para a realização de uma audiência pública regional para tratar sobre uma solução ambiental definitiva aos resíduos sólidos urbanos e industriais por meio da construção de uma usina regional com a tecnologia REUSI.

O presidente lembrou que a sugestão foi apresentada pelo vereador Thiago Chiminello. A tecnologia REUSI é fruto de uma parceria de estudos entre o Brasil e China, e visa solucionar a destinação dos resíduos sólidos urbanos e industriais, gerando energia e madeira biosintética por meio de uma usina. “O tema é total interesse dos municípios, uma vez que os prefeitos vêm sofrendo penalização devido aos aterros sanitários e lixões”, destacou Marchi.

O vereador comentou ainda sobre a reunião descentralizada da Comcam. Ele frisou que a Acamdoze também vem realizando assembleias descentralizadas para que mais Câmaras participem. “Essa descentralização é importante uma vez que os vereadores passam a conhecer a realidade de outros municípios”, destacou. Ele lembrou que continua fazendo as visitas às Câmaras da região.

Assessoria Acamdoze

Anexos: