04/12/2017 - Baixa adesão à biometria preocupa Justiça Eleitoral da Coamrca de Mamborê e Boa Esperança

A baixa adesão dos eleitores ao cadastramento biométrico preocupa a Justiça Eleitoral da Comarca de Mamborê, que abrange também o município de Boa Esperança. Faltando apenas 8 dias para o encerramento do prazo (considerando os dias úteis), faltam ainda quase 6 mil eleitores para regularizar a situação. O prazo encerra no próximo dia 15 de dezembro.

No município de Mamborê, dos 11 mil eleitores esperados para o cadastramento, apenas 7 mil compareceram até o momento, o equivalente a 64,73% do eleitorado, restando ainda outros 4 mil. No município de Boa Esperança, a situação é a seguinte: dos 3,9 mil eleitores que a Justiça Eleitoral espera atingir, 2.302 compareceram até o momento para a biometria, o que representa 59%. Faltam ainda 1.599 pessoas para regularizar a situação.

A chefe do Fórum Eleitoral da Comarca, Eneida Soares, vê os números com preocupação. “Falta muita gente ainda, considerando que o prazo já está próximo do encerramento”, observou. Ela informou que a Justiça Eleitoral da Comarca fará plantão no próximo dia 9 de dezembro (sábado) para alcançar um número maior de eleitores.

Eneida informou que quem deixar para fazer o cadastramento nos últimos dias do prazo estará sujeito a enfrentar longas filas. “Pedimos que as pessoas não deixem para última hora”, ressaltou. Para se ter ideia, a média de atendimento caiu de até 366 eleitores por dia (no início do cadastramento) para menos de 162 no decorrer do prazo. Segundo ela, de acordo com registros, os mais jovens estão deixando para regularizar a situação de última hora. “As pessoas mais idosas já compareceram assim que iniciou o cadastramento”, apontou.

Para recepcionar os eleitores, a Justiça Eleitoral montou uma estrutura diferenciada para os atendimentos, disponibilizando 11 guichês e tendas com assentos do lado de fora do Fórum Eleitoral. As pessoas podem também agendar os atendimentos no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), evitando filas de espera.

Eneida informou que o TRE já sinalizou que não haverá a prorrogação do prazo. Portanto, o eleitor que não regularizar a situação até o próximo dia 15 de dezembro terá o título eleitoral cancelado, tendo como consequência o bloqueio do CPF. “Isso vai gerar uma série de transtornos porque vai prejudicar a abertura de contas e movimentações bancárias; recebimento de aposentadorias; retirada de passaporte; entre outros”, comentou.

O Fórum Eleitoral de Mamborê atende de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Para se cadastrar, é obrigatório o eleitor levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado como analfabetos, eleitores entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos que possuem título de eleitor.

Fonte: iTRIBUNA

Anexos: