22/03/2018 - Acamdoze encerra curso de oratória e presidente faz avaliação positiva

A Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião Doze (Acamdoze) encerrou na noite desta quinta-feira (22) o curso de oratória a vereadores. A capacitação foi oferecida por 4 dias (14,15, 21, 22, das 19 às 22 horas) totalizando 12 horas. O presidente da entidade, Sidnei Marchi, vereador de Corumbataí do Sul, fez uma avaliação positiva do evento. “O curso foi muito bom, o pessoal está elogiando muito. Acho que atingiu as expectativas”, destacou, ao cobrar que mais vereadores deveriam ter participado.

Participaram da capacitação vereadores de Corumbatai do Sul, Araruna, Farol, Peabiru, e Quinta do Sol. Marchi informou que a Acamdoze deverá percorrer as Câmaras filiadas a entidade oferecendo cursos de acordo com a demanda. A ideia é descentralizar as capacitações para envolver mais o vereador a Associação.  “Vamos procurar fazer outros cursos, talvez a cada 60 dias oferecer cursos descentralizados. Se as Câmaras não vêm até a gente nós vamos até elas”, ressaltou.

O presidente acrescentou que o curso melhora a desenvoltura dos parlamentares dentro das Câmaras ao usar a palavra, ao apresentar projetos de leis, e ao se expressar para a comunidade. “O vereador tem o papel de representar a comunidade e é muito importante ele mostrar o que está fazendo. Através deste curso ele consegue se desenvolver mais melhorando sua autoestima e comunicação com  o seu público alvo que é o eleitor e a comunidade em geral”, falou, ao lembrar  que muitos vereadores iniciaram em 2017 o primeiro mandato e estão em início de carreira política com alguns apresentando dificuldades de comunicação oral. “Este curso vem para suprir esta necessidade”, disse.

O curso foi ministrado pela professora Ivete Keiko Sakuno Carlos, ela é formada em Ciências pela FAFIJAN - Faculdade de Ciências e Letras de Jandaia do Sul; Biologia e Supervisão Escolar pela UNIOESTE de Presidente Prudente/SP;  e pós-graduada em Metodologia do Ensino pela Faculdades Integradas "Espírita" de Curitiba.

Ivete é também professora da rede estadual de educação desde 1979; assistente técnico do NRE/Campo Mourão; instrutora do SENAC/Campo Mourão de 1997 a 2012,  em cursos da área de comunicação como oratória, cerimonial e protocolo, liderança, trabalho em equipe, atendimento ao público,  entre outros.

Assessoria Acamdoze

Anexos: