11/03/2020 - Assessor jurídico da Acamdoze proferiu palestra sobre regras eleitorais a vereadores

Assessoria Acamdoze

O assessor jurídico da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Julio Cesar Polido, proferiu uma palestra a vereadores da região, durante assembleia da Acamdoze no sábado (7).

O advogado lembrou que esta será a primeira eleição proporcional na qual as coligações partidárias são vedadas. A mudança foi aprovada no Senado, em 2017, e passa a valer este ano. Isso quer dizer que os partidos menores precisarão atingir o quociente sem a ajuda das alianças.

“Os vereadores que participaram da palestra puderam sanar várias dúvidas sobre o que é quociente eleitoral e partidário e aplicação do cálculo para a obtenção dos mesmos, por exemplo”, falou. Segundo o advogado esta é uma dúvida frequente até mesmo de quem participa ativamente da política.

Polido explicou que os cálculos realizados na eleição proporcional, sistema pelo qual são eleitos os representantes da Câmara, consistem em uma das principais dúvidas dos eleitores. “Quociente eleitoral e quociente partidário são assuntos não dominados até mesmo por aqueles que participam ativamente das campanhas políticas”, explicou.

Segundo o advogado, a escolha dos vereadores só é concretizada após a aplicação das fórmulas que regem o sistema proporcional de eleições. “Foi uma palestra muito produtiva. O assunto foi bastante pertinente para o momento, vários vereadores participaram e puderam sanar dúvidas”, frisou Polido.

 
 

Anexos: